Placas Asterisk

 

   Uma visão rápida e detalhada das principais placas usadas no Asterisk, suas funções e algumas especificações técnicas.

 

 

 

 

 

 

Digium - TE411P ( 4 E1/T1/J1)

A placa TE411P suporta até 4 portas E1, T1 ou J1 e essas portas são configuráveis por cartão ou por porta. Ela possui um módulo de cancelamento de eco embutido na placa, que suportam todos os canais E1, T1 ou J1, aumentando significamente a qualidade da voz em ambientes onde o cancelamento de eco feito por software não é  suficiente. Este  cancelamento de eco realizado por hardware reduz sensivelmente o consumo de CPU requerido quando o cancelamento é realizado por software, liberando recursos para outros processos, como a conversão entre codecs. Esta placa pode ser usada mesmo em condições difíceis de ambiente, suportando 16ms com 128 canais ou 64ms com 32 canais.

Digium projetou a placa TE411P para ser totalmente compatível com as aplicações existentes e é compatível com a plataforma Asterisk, o PABX de código livre mais famoso. O driver de código livre também suporta uma interface API para desenvolvimento de aplicações customizadas. Com a combinação do hardware Digium e do software Asterisk, inúmeras combinações de aplicações para telefonia IP são possíveis. Do tradicional PABX a Gateways VoIP, as soluções Digium estão facilitando o caminho para a nova geração de comunicação no mundo inteiro.

Esta placa suporta os padrões da indústria de telefonia e diversos protocolos de dados, incluindo o PRI RDSI (tanto o americano como o europeu), protocolos de voz, PPP, Cisco, HDLC e o protocolo Frame-Relay.

A TE411P somente é utilizada com slot PCI de 3,3V.

 

 

 

 

 

 

 

Digium - TE406P ( 4 E1/T1/J1)

A placa TE406P suporta até 4 portas E1, T1 ou J1 e essas portas são configuráveis por cartão ou por porta. Ela possui um módulo de cancelamento de eco embutido na placa, que suportam todos os canais E1, T1 ou J1, aumentando significamente a qualidade da voz em ambientes onde o cancelamento de eco feito por software não é  suficiente. Este  cancelamento de eco realizado por hardware reduz sensivelmente o consumo de CPU requerido quando o cancelamento é realizado por software, liberando recursos para outros processos, como a conversão entre codecs. Esta placa pode ser usada mesmo em condições difíceis de ambiente, suportando 16ms com 128 canais ou 64ms com 32 canais.

Digium projetou a placa TE406P para ser totalmente compatível com as aplicações existentes e é compatível com a plataforma Asterisk, o PABX de código livre mais famoso. O driver de código livre também suporta uma interface API para desenvolvimento de aplicações customizadas. Com a combinação do hardware Digium e do software Asterisk, inúmeras combinações de aplicações para telefonia IP são possíveis. Do tradicional PABX a Gateways VoIP, as soluções Digium estão facilitando o caminho para a nova geração de comunicação no mundo inteiro.

Esta placa suporta os padrões da indústria de telefonia e diversos protocolos de dados, incluindo o PRI RDSI (tanto o americano como o europeu), protocolos de voz, PPP, Cisco, HDLC e o protocolo Frame-Relay.

A TE406P somente é utilizada com slot PCI de 5,0V.

 

 

 

 

Digium - Kit de Desenvolvimento Asterisk (1 FXS e 1 FXO)

O kit de desenvolvimento Asterisk vem com uma placa TDM400P com 2 módulos: uma de FXS e outra de FXO, mas esta placa suporta uma combinação de até 4 portas FXS e/ou FXO. Este kit é ideal para estudantes ou desenvolvedores de aplicações na área de telefonia que necessitam de um sistemas simples para iniciar os testes com a plataforma Asterisk e com a possibilidade de expansão futura.

A placa TDM400P tem um custo muito baixo e é considerada uma das mais baratas na indústria de telefonia IP. Com a módulos FXS e FXO, é possível fazer qualquer combinação com até 4 portas numa única placa PCI. Para aumentar o número de portas basta apenas adicionar uma segunda placa TDM400P.O kit inclui os seguintes itens:

- 1 TDM400P
- 1 módulo FXS (verde)
- 1 módulo FXO (vermelho)
- manual de instalação do hardware
- cabo RJ11 (1 para cada porta ativa)
- CD-ROM da Digium | Asterisk com o código fonte do Asterisk
- Mouse pad Digium | Asterisk

Sugestão dos requisitos de hardware:

- Pentium 300MHz ou superior
- 1 slot PCI - deve ser PCI 2.2
- Linux com Kernel 2.4

Nota: Este kit é exclusivo para estudantes e denvolvedores do Asterisk. Somente 1 kit de desenvolvimento por cliente.

Versões OEM incluem somente a placa PCI TDM400P e estão disponíveis através dos distribuidores da Digium.

 

 

 

 

Digium - Módulo S400M FXS (4 FXS)

O módulo S400M FXS permite adicionar 4 portas FXS à placa TDM2400P, até no máximo 24 portas.
Por causa da modularidade da placa TDM2400P, o usuário pode aumentar a quantidade de portas a qualquer momento adicionando outros módulos S400M. Este módulo oferece todos os recursos de uma ligação que um telefone analógico suporta.

Você pode ligar essas portas (FXS) a um telefone analógico ou também num tronco de um PABX.

 

 

 

 

 

Digium - Módulo S110M FXS (1 FXS)

O módulo S110M FXS permite adicionar 1 porta FXS à placa TDM400P, até no máximo 4 portas.
Por causa da modularidade da placa TDM400P, o usuário pode aumentar a quantidade de portas a qualquer momento adicionando outros módulos S110M. Este módulo oferece todos os recursos de uma ligação que um telefone analógico suporta.

Você pode ligar essas portas (FXS) a um telefone analógico ou também num tronco de um PABX.

 

 

 

Digium - TE405P ( 4 E1/T1/J1)

A placa TE405P suporta até 4 portas E1, T1 ou J1 e essas portas são configuráveis por cartão ou por porta. Esta característica possibilita a translação de sinalização entre as portas E1, T1 e J1 e permite que um banco de canais T1 conecte-se com canais E1 a baixo custo. Esta placa reduz a utilização da CPU e aumenta a quantidade de placas por servidor porque a velocidade do seu barramento é cerca de 10 vezes mais rápido.

Digium projetou a placa TE405P para ser totalmente compatível com as aplicações existentes e é compatível com a plataforma Asterisk, o PABX de código livre mais famoso. O driver de código livre também suporta uma interface API para desenvolvimento de aplicações customizadas. Com a combinação do hardware Digium e do software Asterisk, inúmeras combinações de aplicações para telefonia IP são possíveis. Do tradicional PABX a Gateways VoIP, as soluções Digium estão facilitando o caminho para a nova geração de comunicação no mundo inteiro.

Esta placa suporta os padrões da indústria de telefonia e diversos protocolos de dados, incluindo o PRI RDSI (tanto o americano como o europeu), protocolos de voz, PPP, Cisco, HDLC e o protocolo Frame-Relay.
A placa TE405P suporta somente um slot PCI de 5,0V.

 

 

 

 

 

Digium TDM400P (inglês)

Digium TDM400P é uma das placas mais populares na utilização de sistemas baseados no Asterisk. Utilizando uma combinação de até 4 módulos, é possível mesclar nesta placa portas FXS e/ou portas FXO.

 

 

 

 

 

Digium - TE210P ( 2 E1/T1/J1)

A placa TE210P suporta até 2 portas E1, T1 ou J1 e essas portas são configuráveis por cartão ou por porta. Esta característica possibilita a translação de sinalização entre as portas E1, T1 e J1 e permite que um banco de canais T1 conecte-se com canais E1 a baixo custo. Esta placa reduz a utilização da CPU e aumenta a quantidade de placas por servidor porque a velocidade do seu barramento é cerca de 10 vezes mais rápido.

Digium projetou a placa TE210P para ser totalmente compatível com as aplicações existentes e é compatível com a plataforma Asterisk, o PABX de código livre mais famoso. O driver de código livre também suporta uma interface API para desenvolvimento de aplicações customizadas. Com a combinação do hardware Digium e do software Asterisk, inúmeras combinações de aplicações para telefonia IP são possíveis. Do tradicional PABX a Gateways VoIP, as soluções Digium estão facilitando o caminho para a nova geração de comunicação no mundo inteiro.

Esta placa suporta os padrões da indústria de telefonia e diversos protocolos de dados, incluindo o PRI RDSI (tanto o americano como o europeu), protocolos de voz, PPP, Cisco, HDLC e o protocolo Frame-Relay.
A placa TE210P suporta somente um slot PCI de 3,3V - tipicamente disponível em placas mães novas e na arquitetura de barramento PCI 64-bit.

 

Digium - Módulo X400M FXO (4 FXO)

O módulo X400M FXO permite adicionar 4 portas FXO à placa TDM2400P, até no máximo 24 portas.
Por causa da modularidade da placa TDM2400P, o usuário pode aumentar a quantidade de portas a qualquer momento adicionando outros módulos X400M. Este módulo oferece todos os recursos de uma ligação que um telefone analógico suporta.

Você pode ligar essas portas (FXO) a uma linha telefônica de uma operadora de telecomunicações ou a um ramal de  um PABX.

 

Digium TE220

Placa PCI Express com 2 portas T1/E1 para o Asterisk.

O hardware da Digium TE220 PCI Express fornece terminação para até 60 canais de voz ou dados através de 2 portas E1, T1 ou J1 num PCIe x1. Essas portas são configuráveis por cartão ou por porta, permitindo que circuitos E1 e T1 sejam mixados com um canal de sincronização completo. Suportando o PCIe x1, a placa TE220 pode ser utilizada em qualquer slot compatível com PCIe 1.0 - 1x, x4, x8 e x16 sem considerar a tensão de alimentação do barramento.

Esta placa pode ser combinada com o módulo de cancelamento de eco VPMOCT064 Octasic DSP da Digium. O VPMOCT064 fornece o algoritmo G.168 que foi considerado padrão pelos testadores de cancelamento do eco e executa 128ms (1024 taps) de cancelamento do eco através de todos os 60 canais de um E1 ou de todos os 48 canais de um T1/J1. A placa TE220 juntamente com o VPMOCT064 é conhecida como TE220B.

Digium projetou a TE220 para ser totalmente compatível e integrado com o Asterisk Business Edition, AsteriskNOW e o Asterisk padrão.

Esta placa suporta os protocolos padrões de telefonia incluindo a sinalização PRI dos Estados Unidos e da Europa, assim como o padrão Robbed Bit, Channel Associated Signalling em acréscimo ao padrão PPP, HDLC e Frame Relay.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Placas Digivoice

Digivoice - VB6060-PCI

A Placa VB6060-PCI é uma placa desenvolvida para soluções de telefonia computadorizada de alta densidade com 2 E1 ( 60 canais digitais). Utiliza tecnologia de Processamento Digital de Sinais - DSP e é apresentada em versão para barramento PCI. Compatível com o Asterisk.

Utilizando-se a VoicerLib , plataforma de desenvolvimento de aplicativos em Windows ou Linux , pode-se facilmente chegar a aplicativos como PABX IP,Atendedores Automáticos de Chamadas, Discadores Automáticos, URAs, Gravadores Digitais de Chamadas entre outros.

Características Funcionais

* Entrada para 2 E1
* Recepção de Identificação de Assinante
* Gravação de conversação
* Reproduz mensagens pré-gravadas
* Controle total por programação de atendimento, desligamento
* Cancelamento de eco (32 a 512 TAPs, configurável pelo programador - depende dos recursos utilizados na placa)
* Conferência de 2 a 30 canais
* Reconhecimento de discagem em PULSO e TOM
* Reconhecimento de discagem sobre a mensagem em DTMF
* Interconexão de placas via barramento H.100 (opcional)

Características Técnicas

Impedência de Entrada: 120 Ohms/RJ45
CODECs: Lei A,Lei u ou GSM6.10
Formato de Gravação: Wave/GSM
Canais por placa: 60
Dimensões: A-100,P-175mm
Interface com Barramento: PCI 32 bits - 3.3V / 5V

Item opcional: Balun -> adaptador de 75 ohm x 120 ohm(rj45/bnc)

posted in Digivoice, Hardware | 0 Comments

30th Agosto 2007

Digivoice - Voicer Lib

A Digivoice produz as placas de voz para o mercado de CTI (Computer Telephony Integration) possibilitando o desenvolvimento de aplicações de telefonia tais como: PABX, VoIP, gravadores digitais, automatização de estação de atendimento, atendedores automáticos, URAs, etc…

Para possibilitar o acesso à essa tecnologia à empresas de call-center, fornecedores de soluções CTI e desenvolvedores autônomos, a Digivoice também disponibiliza uma ferramenta de desenvolvimento: a VoicerLib.

Disponivel para Windows(tm) e Linux, a VoicerLib é uma biblioteca que abstrai todos os detalhes de acesso à hardware, que normalmente não são de conhecimento dos programadores, permitindo que este se concentre nos detalhes da aplicação e não em como interagir com as placas.

Versão Windows

A biblioteca VoicerLib em Windows é composta de um ActiveX responsável pela interface com as placas Digivoice ou uma DLL com os comandos básicos de acesso às placas. Todos os acessos ao device driver foram traduzidos em propriedades, métodos e eventos, termos familiares para o programador de ferramentas Windows como Visual Basic, Delphi, etc…

O desenvolvedor poderá utilizar a VoicerLib para desenvolver aplicações com qualquer número de canais sendo que, com a placa FXO - VB0408 PCI, é possível colocar até 6 placas em um único PC totalizando 48 canais. A mesma aplicação poderá ser utilizada em 4 ou 48 canais sem modificação, bastando para isso o programador prever essa situação em seu código.

Devido a tecnologia utilizada (ActiveX) é possível desenvolver aplicações nas mais diversas plataformas, tais como Visual Basic, Borland Delphi, C#, PowerBuilder e qualquer outra que tenha suporte a componentes ActiveX.

Como a VoicerLib cuida de todas as funções de baixo nível com o hardware, o programador não precisa ter nenhum conhecimento na área de device drivers, interrupções, etc… o que facilitará muito o aprendizado.A biblioteca é acompanhada de uma completa documentação, composta de manual em PDF e help on line em Português, além de exemplos em Visual Basic e Delphi.

Totalmente desenvolvida pela Digivoice, o desenvolvedor contará com suporte técnico* no Brasil e em Português o que agilizará a resolução de problemas. Qualquer programador com conhecimento de uma ferramenta de desenvolvimento em Windows terá condições de, em muito pouco tempo, estar desenvolvendo aplicações complexas na área de CTI!

Versão Linux

Em Linux, a  VoicerLib foi criada para ser um shared object permitindo sua utilização numa gama variada de ferramentas de desenvolvimento.

Para ser distribuída sob um licenciamento em código-aberto, a Digivoice criou a Digivoice Public License, baseada na licença BSD com algumas adições, garantindo ao desenvolvedor liberdade de desenvolver aplicações livres ou proprietárias sem ferir qualquer tipo de licenciamento.

Basicamente a DPL permite ao desenvolvedor criar qualquer tipo de aplicação, livre ou proprietária, com a VoicerLib, . Existem restrições apenas quanto a criação de versões derivadas da própria VoicerLib, que jamais poderão se tornar proprietárias. Também a Digivoice sempre será detentora dos direitos autorais da VoicerLib.

No pacote de distribuição da VoicerLib Linux está disponível o manual completo em Português nos formatos PDF e HTML bem como exemplos desenvolvidos em C para o compilador gcc além, é claro, do código-fonte da biblioteca e dos device drivers.

A VoicerLib Linux foi testada em diversas distribuições baseadas na série 2.4.21+ e 2.6 do Kernel.

A VoicerLib para Linux já foi testada em:

* Suse 9.0 (kernel 2.4)
* Suse 10.0 e 10.1 (kernel 2.6.12+)
* Debian Sarge (kernel 2.4 e 2.6.8)
* Ubuntu 5.10 e 6.06 (kernel 2.12 e 2.15)
* CentOS 4.3 (Kernel 2.6.9-34 utilizado no Asterisk@Home 2.8) (RedHat 4 Enterprise)
* CentOS 3 (RedHat 3 AS)

Esta lista será atualizada conforme novos testes forem sendo feitos.

Channel Asterisk

O projeto Asterisk é um projeto de PABX baseado no princípio de software livre para o sistema operacional Linux. Para que as placas de voz DigiVoice , FXO e E1, sejam reconhecidas no Asterisk foi desenvolvido um Channel, programa de interface padrão do Asterisk, que deve ser compilado e instalado por integradores do sistema Asterisk. Para maiores detalhes acesse a página do channel driver clicando aqui.

Disponibilidade e Suporte

A Digivoice inaugura uma nova modalidade de comercialização para sua plataforma de desenvolvimento, onde o desenvolvedor poderá baixar a biblioteca diretamente do nosso site e utilizar o suporte técnico via forum de discussões sem custo algum(*), restando apenas os custos de aquisição do hardware.

Também será possível, para quem desejar, utilizar um programa de suporte prioritário através de telefone, email ou messenger bastando para isso adquirir o Serviço de Suporte VoicerLib, que também oferece aos desenvolvedores consultoria para análise de código-fonte e sugestões de implementação. Consulte nosso departamento comercial sobre os valores e condições.

 

 

 

 

Digivoice - VB3030-PCI

A Placa VB3030-PCI é uma placa desenvolvida para soluções de telefonia computadorizada de alta densidade com 1 E1 (30 canais digitais). Utiliza tecnologia de Processamento Digital de Sinais - DSP e é apresentada em versão para barramento PCI. Compatível com o Asterisk.

Utilizando-se a VoicerLib , plataforma de desenvolvimento de aplicativos em Windows ou Linux , pode-se facilmente chegar a aplicativos como PABX IP, Atendedores Automáticos de Chamadas, Discadores Automáticos, URAs, Gravadores Digitais de Chamadas entre outros.

Características Funcionais

* Entrada para 1 E1
* Recepção de Identificação de Assinante
* Gravação de conversação
* Reproduz mensagens pré-gravadas
* Controle total por programação de atendimento, desligamento
* Cancelamento de eco (32 a 512 TAPs, configurável pelo programador - depende dos recursos utilizados na placa)
* Conferência de 2 a 30 canais
* Reconhecimento de discagem em PULSO e TOM
* Reconhecimento de discagem sobre a mensagem em DTMF

Características Técnicas

Impedância de Entrada: 120 Ohms/RJ45
CODECs: Lei A,Lei u ou GSM6.10
Formato de Gravação: Wave/GSM
Canais por placa: 30
Dimensões: A-80,P-120mm
Interface com Barramento: PCI 32 bits - 3.3V / 5V

Item opcional: Balun -> adaptador de 75 ohm x 120 ohm(rj45/bnc)

 

 

 

 

 

 

Digivoice - VB0404-FX

A Placa VB0404-FX é uma placa desenvolvida para soluções de telefonia computadorizada com 4 canais FXS cada. Utiliza tecnologia de Processamento Digital de Sinais - DSP e é apresentada em versão para barramento PCI. Compatível com o Asterisk.

Utilizando-se a VoicerLib , plataforma de desenvolvimento de aplicativos em Windows ou Linux , pode-se facilmente chegar a aplicativos como PABX IP, ou Gateways para VoIP operando como ramais analógicos ou como linhas tronco conectadas a um PABX convencional.

Características Funcionais

* 4 saídas FXS.
* Gera Identificação de assinante em DTMF.
* Gera inversão de polaridade no atendimento e desligamento.
* Gravação de conversação
* Reproduz mensagens pré-gravadas
* Controle total por programação de atendimento, desligamento, tempo de detecção de flash
* Cancelamento de eco (32 a 512 TAPs, configurável pelo programador)
* Conferência de 2 a 4 canais
* Reconhecimento de discagem em PULSO e TOM
* Reconhecimento de discagem sobre a mensagem em DTMF

Características Técnicas

Corrente de loop por canal: 24mA
Tensão no canal: -48V
Tensão de Ring: 65VRMS/25Hz
Impedância de Saída: 600 Ohms
Identificação de chamada: DTMF
Formato de Gravação: Wave/GSM
Canais por placa: 4
Dimensões: A-100,P-175mm
Interface com Barramento: PCI 32 bits - 3.3V / 5V

 

 

 

 

 

 

Digivoice - Channel Driver para Asterisk

O projeto Asterisk  é um projeto de PABX baseado no princípio de software livre para o sistema operacional Linux.

O Channel Driver para o Asterisk(c) permite utilizar as placas FXO VB0408PCI, E1 VB6060PCI e VB3030PCI com o Asterisk em ambiente Linux com versões de kernel 2.4 e 2.6.

Atualmente um dos grandes problemas enfrentados pelo integrador brasileiro na utilização do Asterisk é o fraco suporte à sinalização R2D/MFC que é oferecida por bibliotecas complementares. Diante desse problema, a Digivoice utilizando a experiência adquirida durante anos com os produtos Interpro E1 e Interpro FR, implementou nativamente na VoicerLib toda a sinalização R2D/MFC tornando o conjunto Asterisk + VB6060PCI ou VB3030PCI ideal para instalações em links E1.

Além disso, todo o processamente do codec GSM e de Cancelamento de Eco é feito diretamente pelo DSP das placas, tornando menores as exigências de hardware do Asterisk para aplicações que fazem uso intensivo destas tecnologias.

Modo de Operação

Após compilar e instalar o driver, o Asterisk reconhecerá as placas DigiVoice como Dgv/XX onde XX é o número da porta. Utilizando a forma padrão de integração com o Asterisk, qualquer desenvolvedor/integrador terá extrema facilidade na configuração através das diversas opções do arquivo digivoice.conf que é instalado no diretório de configuração do Asterisk (geralmente /etc/asterisk).

IMPORTANTE: A Digivoice efetuou testes da versão 1.2.7.1 até a 1.2.12.1. Em outras versões, principalmente as anteriores o funcionamento não pode ser garantido. A versão 1.4beta também não foi testada

Quanto as distribuições, a VoicerLib já foi testada em:

    * Suse 9.0 (kernel 2.4.21 >)
    * Suse 10.0 e 10.1 (kernel 2.6.12+)
    * Debian Sarge (kernel 2.4 e 2.6.8)
    * Ubuntu 5.10 e 6.06 (kernel 2.12 e 2.15)
    * Mandriva
    * Fedora Core 5 (kernel 2.6.15)
    * CentOS 4.3 (Kernel 2.6.9-34 utilizado no Asterisk@Home 2.8) (RedHat 4 Enterprise)
    * CentOS 3 (RedHat 3 AS)

Esta lista será atualizada conforme novos testes forem sendo feitos.

Como Obter

O Digivoice Channel Driver está disponível livremente na área de suporte do site da Digivoice. Lá é possível fazer o download do pacote tar.gz. Ele está licenciado sob a Digivoice Public License, que é uma variação da licença BSD.

O Digivoice Channel Driver necessita da última versão da VoicerLib4 para Linux disponível, portanto é importante se cadastrar na área de suporte do site da Digivoice para sempre receber as notificações dos lançamentos e atualizações de versão.

 

 

 

Digivoice - VB0408-PCI

A Placa VB0408-PCI é uma placa desenvolvida para soluções de telefonia computadorizada com 4 ou 8 canais FXO cada. Utiliza tecnologia de Processamento Digital de Sinais - DSP e é apresentada em versão para barramento PCI. Compatível com o Asterisk.

Utilizando-se a VoicerLib , plataforma de desenvolvimento de aplicativos em Windows ou Linux , pode-se facilmente chegar a aplicativos como Atendedores Automáticos de Chamadas, Discadores Automáticos, URAs, Gravadores Digitais de Chamadas entre outros.

Características Funcionais

* Entrada para 4 ou 8 linhas telefônicas ou ramais analógicos
* Recepção de Identificação de Assinante quando houver a facilidade na linha ou no ramal
* Gravação de conversação
* Reproduz mensagens pré-gravadas
* Controle total por programação de atendimento, desligamento, tempo de flash
* Cancelamento de eco (32 a 512 TAPs, configurável pelo programador)
* Conferência de 2 a 8 canais
* Discagem em PULSO ou TOM
* Reconhecimento de discagem em PULSO e TOM
* Reconhecimento de discagem sobre a mensagem em DTMF

Características Técnicas

Impedância de Entrada: 600 Ohms
Identificação de chamada: DTMF/MFP
Formato de Gravação: Wave/GSM
Canais por placa: 4 ou 8 (*)
Dimensões: A-100,P-175mm
Interface com Barramento: PCI 32 bits - 3.3V / 5V

* - Para 8 canais utiliza-se a placa de expansão VB0408-EXP

 

 

 

 

 

 

 

Rhino R4FXO Card

A placa Rhino R4FXO é uma placa PCI com 4 portas analógicas. Esta placa é simples de ser instalada e é facilmente configurada para trabalhar com o Asterisk.

 

 

 

 

 

 

Rhino R1T1

Este tutorial mostra as características e configurações da placa Rhino R1T1 PRI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rhino R2T1/R4T1 PCI Cards

Este tutorial mostra as características e configurações do placa Rhino R2T1 e R4T1 PRI.

 

 

 

 

 

 

 

 

Rhino lança novas placas PCI com Portas FXO/FXS com Cancelamento de Eco

A empresa Rhino recentemente lançou sua linha de placas analógicas de telefonia, agora com cancelamento de eco. Seus produtos consistem de placas com portas FXS e FXO, com quantidade de portas fixas ou modulares, para customizar de acordo com a necessidade de cada projeto baseado no Asterisk.

Rhino associou-se com a Texas Instruments e Adaptive Digital Technologies para diminuir os custos de fabricação dessas placas com cancelamento de eco.

As placas não modulares consistem de 3 modelos:
- R4FXO-EC - com 4 portas FXO e com conectores RJ11
- R24FXS-EC - com 24 portas FXS e com conector RJ21
- R24FXO-EC - com 24 portas FXO e com conector RJ21

As placas modulares possuem 2 modelos:
- R8FXX-EC - para até 8 portas FXS / FXO
- R24FXX-EC - para até 24 portas FXS / FXO

 

 

 

 

 

 

Sangoma - A102 (2 E1/T1)

A placa A102 é uma nova geração de hardware otimizada para suportar tráfego de dados e voz sobre um link E1 ou T1.

Características:
- tem suporte para Robbed Bit Channel Associated Signaling (CAS) e ISDN PRI.
- suporte ao modo canalizado através de timeslots em links PRI para implementações de PABX baseados em software.
- combinação de funções de roteador e PABX IP em um único servidor. Asterisk é uma das opções de PABX IP.
- suporte a link da dados Frame Relay, PPP e HDLC

Especificações Técnicas:
- Interface: 2 portas E1/T1 
- Hardware Inteligente: Downloadable Field Programmable Gate Array programming com múltiplos modos de operação
- T1/E1 e T1/E1 fracionado, simples canal HDLC por linha
- Alimentação: 520mA a +5v
- PCI 32 bit (5v e 64 bit (3.3v) compatível)
- Faixa de temperatura: 0 - 45C
- Toda programação e configuração é baseado em software ou pela BIOS
- Configuração DSU/CSU baseado em software
- Line decoding: HDB3, AMI, B8ZS
- Framing: CRC4, non-CRC4, ESF, D4
- Modo de relógio: Normal , Master
- Suporte a monitoração remota do cartão e operação CSU/DSU
- Dimensão: 120mm x 55 mm.

Protocolos: Frame Relay, X.25, HDLC, PPP, SS7, Transparent bit-stream, BSC

Sistemas Operacionais: Linux, FreeBSD, Open BSD

Protocolos de alto nível: Asterisk, IP/IPX sobre Frame Relay, PPP/ HDLC/ X.25, X.25 sobre Frame Relay (Annex G), BSC sobre  X.25 (DMT e TCOP), SNA sobre X.25, PPPoE, PPPoA, IP sobre ATM.

 

 

 

 

 

Sangoma - A200 (2-24 FXS/FXO)

A placa A200 e o sistema REMORA compõe a versão de placas FXO/FXS da Sangoma, com um limite total de 24 portas FXS e/ou  FXO. Uma simples placa PCI para todas as portas garante um sincronismo entre todos os canais. A arquitetura AFT é compartilhada também com as placas A101, A102, A104 e A200, com alimentação de 3,3V/5V.

Arquitetura
A placa A200 consiste de uma placa filha REMORA inserida numa placa PCI AFT. O cartão REMORA tem 2 slots, cada um aceitando um módulo FXO-2 ou FXS-2. Cada módulo FXO-2 ou FXS-2 suporta 2 portas FXO ou FXS respectivamente. Até 4 placas REMORAs adicionais podem ser inseridas numa placa AFT.

Especificações Técnicas:
- de 2 a 24 portas, entre interfaces FXO e FXS
- suporte para Asterisk, projetos OPALT PBX/IVR, bem como as outras aplicações Open Source e proprietárias
- sincronismo único para todas as 24 portas FXS/FXO
- 4 RJ11 porta por cartão REMORA
- dimensão: 120mm x 55 mm
- PCI 32 bit com taxa de transferência de até 132Mbps
- compatível com PCI 2.2 bus de 5V e 3,3V
- Hardware Inteligente: Downloadable Field Programmable Gate Array programming com múltiplos modos de operação
- Consumo: 800mA pico, em operação 300mA a +3.3V ou 5V
- Faixa de temperatura: 0 - 50C

 

 

 

 

 

 

 

Sangoma - A301 (1 E3/T3)

A placa A301 suporta o padrão E3 (34,4 Mbps) e T3 (44,7 Mbps) através de 2 conectores BNC. Este modelo possui uma taxa de transferência de até 132 Mbps num barramento PCI com processamento baseado no FPGA para não sobrecarregar a CPU em aplicações de grande tráfego, ideal para grandes empresas ou Provedores VoIP (ITSP). Esta placa tem a vantagem de utilizar apenas uma única conexão E3/T3 ao invés de diversas conexões E1/T1, diminuindo sensivelmente os custos.

Especificações Técnicas:
- dimensão: 120mm x 55 mm
- PCI 32 bit com taxa de transferência de até 132Mbps
- hardware Inteligente: Downloadable Field Programmable Gate Array programming com múltiplos modos de operação
- programação com múltiplos modos de operação
- permite que novas implementações sejam adicionadas quando estiverem disponíveis
- consumo: 800mA pico, em operação 300mA a +3.3V ou 5V
- compatível com PCI bus de 5V e 3,3V
- faixa de temperatura: 0 - 50C

Protocolos: Frame Relay, X.25, HDLC, PPP, SS7, Transparent bit-stream, BSC

Sistemas Operacionais: Todas as versões de Linux, FreeBSD, Open BSD

Protocolos de alto nível: IP/IPX sobre Frame Relay, PPP/ HDLC/ X.25, X.25 sobre Frame Relay (Annex G), BSC sobre  X.25 (DMT e TCOP), SNA sobre X.25, PPPoE, PPPoA, IP sobre ATM.

 

 

 

 

Sangoma - A104 (4 E1/T1)

O modelo A104 possui 4 portas E1/T1 projetado para suportar tráfego de dados e voz sobre um link E1, T1 ou J1. Este modelo possui uma taxa de transferência de até 132 Mbps num barramento PCI com processamento baseado no FPGA para não sobrecarregar a CPU em aplicações de grande tráfego como as aplicações de URAs para Call Centers.

Características:
- dirvers com suporte para Asterisk, YateT, projetos OPALT PBX/IVR, bem como as outras aplicações Open Source e proprietárias
- tem suporte para Robbed Bit Channel Associated Signaling (CAS) e ISDN PRI
- otimizado para não sobrecarregar a CPU do sistema
- utiliza a tecnologia EDACT (patente pendente) que reduz drasticamente a carga da CPU causado pelo cancelamento de eco realizado por software
- combinação de funções de roteador e PABX IP em um único servidor. Asterisk é uma das opções de PABX IP
- suporte a link da dados Frame Relay, PPP e HDLC

Especificações Técnicas:
- Interface: 4 portas E1/T1
- Dimensão: 120mm x 55 mm
- Hardware Inteligente: Downloadable Field Programmable Gate Array programming com múltiplos modos de operação
- Consumo: 800mA pico, em operação 300mA a +3.3V ou 5V
- compatível com PCI bus de 5V e 3,3V
- Faixa de temperatura: 0 - 50C
- Line decoding: HDB3, AMI, B8ZS
- Framing: CRC4, non-CRC4, ESF, D4
- Modo de relógio: Normal , Master
- T1/E1 e T1/E1 fracionado, simples canal HDLC por linha
- PCI 32 bit com taxa de transferência de até 132Mbps

Protocolos: Frame Relay, X.25, HDLC, PPP, SS7, Transparent bit-stream, BSC

Sistemas Operacionais: Todas as versões de Linux

Protocolos de alto nível: Asterisk, IP/IPX sobre Frame Relay, PPP/ HDLC/ X.25, X.25 sobre Frame Relay (Annex G), BSC sobre  X.25 (DMT e TCOP), SNA sobre X.25, PPPoE, PPPoA, IP sobre ATM.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sangoma - A101 (1 E1/T1)

A placa A101 é uma nova geração de hardware otimizada para suportar tráfego de dados e voz sobre um link E1 ou T1.

Características:
- tem suporte para Robbed Bit Channel Associated Signaling (CAS) e ISDN PRI.
- suporte ao modo canalizado através de timeslots em links PRI para implementações de PABX baseados em software.
- combinação de funções de roteador e PABX IP em um único servidor. Asterisk é uma das opções de PABX IP.
- suporte a link da dados Frame Relay, PPP e HDLC

Especificações Técnicas:
- Interface: 1 porta E1/T1
- Hardware Inteligente: Downloadable Field Programmable Gate Array programming com múltiplos modos de operação
- T1/E1 e T1/E1 fracionado, simples canal HDLC por linha
- Alimentação: 520mA a +5v
- PCI 32 bit (5v e 64 bit (3.3v) compatível)
- Faixa de temperatura: 0 - 45C
- Toda programação e configuração é baseado em software ou pela BIOS
- Configuração DSU/CSU baseado em software
- Line decoding: HDB3, AMI, B8ZS
- Framing: CRC4, non-CRC4, ESF, D4
- Modo de relógio: Normal , Master
- Suporte a monitoração remota do cartão e operação CSU/DSU
- Dimensão: 120mm x 55 mm.

Protocolos: Frame Relay, X.25, HDLC, PPP, SS7, Transparent bit-stream, BSC

Sistemas Operacionais: Linux, FreeBSD, Open BSD

Protocolos de alto nível: Asterisk, IP/IPX sobre Frame Relay, PPP/ HDLC/ X.25, X.25 sobre Frame Relay (Annex G), BSC sobre  X.25 (DMT e TCOP), SNA sobre X.25, PPPoE, PPPoA, IP sobre ATM.