Memória

Clique aqui para visitar o Kaninde Cultural
Clique no banner para visitar o site Kanindé Cultural
Casa Marreiro
Casa Marreiro

Casa Marreiro - 1955.

 

    Cada Festa de São Francisco, Raimundo Marreiro colocava uma "venda" para cada "auxiliar voluntário" da Casa Marreiro.

Sola do sertão ao retalho, pneus para alpargatas sertanejas (currulepes), chocalhos, facas, estribos, esporras, arreios para animais, como:sela, peitoral, rabicho, cabeçada, rédeas, etc.

    Na foto, ala esquerda: Wilsom M. Bernardino, Mundinho (sapateiro), Marreiro Filho, George Freitas, Natan, o sétimo não temos o nome, Laurismundo e ao centro, rodando a girândola, Raimundo Marreiro.

    Na ala direita: Tonico, Mano da bela, Solano Silva que era sapateiro e músico na antiga Banda do João Sobral, o quarto componente Antônio Sales (Mussolino), muito jocoso e contador de "causos", Sapateiro Moura, Zé Ribeiro, o sétimo não temos registro, o oitavo é Paulino Gomes, esposo da Sra. virgínia, irmã de R. Marreiro.

    Dos cavaleiros só identificamos o segundo da ala esquerda, Zequinha Fenelon. 

    A Casa Marreiro por muito tempo foi um estabelecimento comercial diferente. Os mais diversos artigos estavam expostos à venda: ferramentas, uma linha completa de artigos para montaria, malas, couros, gaiolas, espingardas e uma infinidade de produtos exóticos que faziam da loja uma atração a parte. Bainha para machado e foice, chocalho de cascavel, sutien para cobra, pedra de curisco, ninho de joão-de-barro, etc.

    A girândola na entrada do estabelecimento aglomerava curiosos para ver o vaqueiro montado em seu cavalo perseguindo o boi fujão. Hoje uma réplica está exposta no Museu do Vaqueiro, em Fortaleza. Mas temos notícias da mesma em exposições culturais pelo mundo. Segundo o jornal Diário do Nordeste, esteve exposta em Nova Iorque.  

Tonico 1960 - Palhaço "Chicletes"

 

 

 

O Ginásio Paulo Sarasate, através dos seus estudantes, promoveu um show artistico objetivando angariar recursos para o natal das crianças pobres de Canindé.

 

Em cada classe o Diretor, Dr. Edmilson Guimarães indagava a quem participaria. Uns como cantores, violonistas, pandeiristas, etc. Como voluntário Tonico Marreiro na figura do Palhaço Chicletes.

 

Apresentações em Canindé, Caridade, Madalenae Paramotí, todas com grande sucesso.  

Pio, Marreiro Filho, Aurora e Mestre Wilson. Breve mais detalhes da foto.

    Aqui uma foto histórica da família do poeta Natan Marreiro. Da esquerda para a direita Joatan, Natan, Nívia (foto da primeira eucaristia), a nossa querida "Tia Pio", e a menorzinha Natércia. Depois da foto o Joatan esperou todos saírem para provar das uvas da mesa....kkkkkkkkkk. Quanto mais ele mordia, mais a uva apitava....kkkkkk. 

Homerin, Demosthenes e eu ao lado da basílica de São Francisco ouvindo o Tonico contar umas das histórias do Getúlio coveiro...Não temos o som infelizmente, mas retrata a descontração e a simplicidade do momento. Em plena rua lotada de vendedores e romeiros no ponto central de Canindé (17-06-2007).

Noras
Noras

    

 

     Flagrante de mil novecentos e antigamente. Aurora, Pio, Valdelha, Terezinha e a matriarca da família, Dona Laura. Os modelitos das jovens senhoras denuncia a data da foto. O registro é da Rolleyflex do saudoso Laurismundo.

   Marreiro Filho jogador do "Cruzada" de Canindé. Provavelmente sob a direção do Frei Policarpo. Não temos a data. Mas retrata uma das figuras mais carismáticas da família.

O poeta Raimundo Marreiro. 

   Essa foto eu chamo de "Ô povo fêi" ..... rsrsrsrsrsrsr. Da direita para a esquerda Demetrius, Dayse, Nívia, Natercia e Joatan. Nos fundos do convento de São francisco, em Canindé, o ano deve ser 1977 e o autor(a) da foto não tem registro, mas ainda em p&b. A famosa "boca-de-sino" é relembrada nesta fotografia. Devia ser algum passeio ao Zoológico, em um domingo qualquer da vida.

 

 

 

 

Bons tempos !!!

Tonico e Bunaco - 1999
Tonico e Bunaco - 1999

Natércia Marreiro - 1980. Ainda lembro quando juntava um monte de crianças para a famosa e clássica foto escolar.

 

Centro Educacional São Francisco (CNEC) - Canindé - CE.

Deixe abaixo o seu comentário....Obrigado.

Comments: 20
  • #20

    Kennedy Marreiro (Monday, 18 September 2017 11:46)

    eu sou kennedy marreiro, filho de maria do carmo marreiro, também sou um marreiro, estava procurando algo relacionado a esse sobrenome pela web e por acaso achei esse site.

  • #19

    Francisco Ferreira de Sousa (Sunday, 11 November 2012 15:34)

    Li o Livro "Raimundo Marreiro, o Poeta Popular", de Tonico Marreiro, e achei muito interessante a forma de como é expressa a cultura popular deste povo querido de Canindé através da narrativa e da Literatura de Cordel. Parabéns ao autor do livro pela narração em detalhes da cultura e dos fatos históricos que aconteceu nesta terra. Fico fascinado com a história e a cultura de um povo, e esse livro é a maior prova de tudo isso...É plausível cada detalhe de sua narração. Parabéns!

  • #18

    fernando carlos marreiro (Monday, 16 July 2012 17:20)

    obrigado pelas dedicatorias e bom rever sou filho de joao leandro marreiro

  • #17

    roseli alves marreiro camporeze (Wednesday, 16 May 2012 14:40)

    quero aproveitar esse,espaço para agradeçer a aakanindé acultural. e aos meus primos, Walter dias . que é filho de marreiro e a minha prima sueli que é filha de um marreiro também. beijos amo vcs

  • #16

    antnio nascimento { bonaquinho } (Monday, 14 May 2012 06:19)

    sou filho mais novo do saudoso bonaco ,sai de caninde muito pequeno mais tenho muitas saudades ,um dia volto pra visitar minha cidade natal ! ate logo {bonaquinho }

  • #15

    ISAIAS DE PAULA LOURENÇO (Sunday, 29 April 2012 06:41)

    SOU FILHO DE FRANCISCO MARREIRO LOURENÇO, FILHO DA MÂE DUVIRGE(DESCULPE, NÃO SEI DIREITO O NOME DELA), NETO DE "PAI PEDRO" - NÃO SEI DIREITO. MEU PAI NASCEU EM CANINDÉ, PRAS BANDAS DO CANCÃO. É IRNÃO DO FINADO FRANCINÉ MARREIRO, BACHAREL EM DIREITO E ADVOGADO. SERÁ QUE ELE É DA FAMÍLIA? SE ALGUÉM PODER ME RESPONDER, MEU E-MAIL É ISAIAS758@HOTMAIL.COM

  • #14

    luciana marreiro dos santos (Saturday, 31 March 2012 10:10)

    gostei das fotos e da casa marreiro quem sabe nos nao somos parentes

  • #13

    roseli alves marreiro camporeze (Sunday, 26 February 2012 17:39)

    gente como eu fico emocionada quando, vejo essas fotos ,historia, mas não sei se faço parte. quem pode me ajudar.
    sou neta de francisco alves marreiro: filha de joaquim alves marreiroe aparecida pereira marreiro.sou de são paulo mas meus avós e de pernambuco. beijos para todos os marreiros amo todos vcs.

  • #12

    maria imaculada marreiro (Saturday, 18 February 2012 18:57)

    Sou Maria Imaculada Farias Marreiro,onde o Marreiro é da família de meu saudoso pai e uma familia que eu amo demais.Claro meu pai é de Itapiúna,mas desde que tornei-me professora e comecei a ter contato com algumas pessoas de Canindé,elas começavam a dizer-me que éramos da mesma família e isto me enchia de prazer.
    Agora fiquei maus feliz ainda ao constatar que a arte da poesia e do cordel está no meu sangue é porque nesta família todos gostam.
    Meu pai uma vez falou-me que era parente do Tonico Marreiro,mas na época eu não acreditei.
    Estou feliz porque encontrei um pouco do meu sobrenome neste site.
    Parabéns!!!!!!

  • #11

    fernanda marreiro da silva (Sunday, 05 February 2012 06:09)

    Ola gente. Fiquei feliz em saber que existe muitos marreiros espalhados e gostaria de conhecer a todos.

  • #10

    Otaviana (Wednesday, 09 February 2011 19:51)

    olha aki pessoas , sou sobrinha do celeticimo João Leandro Marreiro ...
    Que é irmão do meu avô Francisco Leandro de Mendonça , mora em fotortaleza cerá , se quizer pode me add++ ; otaviana20065@hotmail.com

  • #9

    roseli alves marreiro camporeze (Wednesday, 02 February 2011 21:51)

    fiquei muito feliz de ver essas fotos e videos, porque procuro a familia marreiro como agulha no palheiro,pelo sobrenome somos parentes mas pelo sangue não sei. meu avô francisco alves marreiro e minha avó feliciana leite eles são natural de pernambuco. eu sou paulista. ABRAÇOS A TODOS MARREIROS.

  • #8

    roseli alves marreiro camporeze (Friday, 12 November 2010 08:19)

    sou filha de joaquim alves marreiro, e aparecida pereira marreiro, neta de francisco alves marreiro e feliciana leite, sou prima também da sueli alves marreiro da silva filha de jose alves marreiro.
    todos eles avós são nascidos em pernambuco cidade de cabobró.
    gostaria muito de saber desta familia, principalmente o nome do meu bisavó pai do francisco alves marreiro.

  • #7

    Sueli Marreiro Silva (Wednesday, 11 November 2009 06:02)

    Eu sou Sueli Alves Marreiro, (nome de solteira) adotei o Silva ao me casar, filha de José Alves Marreiro, neta de Francisco Alves Marreiro e Feliciana Leite Marreiro, imagino que de algum modo deva ter parentesco com esta linda familia Marreiro que por acaso encontrei na net, gostaria de ter certeza, sei que já ouvi de minha falecida avó o nome de Natércia, espero que seja a mesma, grande abraço a todos.

  • #6

    Gabriela Vasconcelos (Wednesday, 14 October 2009 05:32)

    Estou a procura de informações sobre Mestre Gerônimo que tocava na banda do convento de canindé, acho muito difícil estar vivo mas gostaria de encontrar filhos ou netos dele.
    Ficaria muito grata se alguém me respondesse.
    Gabriela

  • #5

    mendonça (Thursday, 18 June 2009 09:30)

    cinto-me feliz e honrrado por pertencer a esta familia marreiro, minha avó era fracisca leandro marreiro espôsa de manoel leandro de mendonça, até aonde sei minha avó era prima legitima do saudoso raimundo marreiro queria saber de tonico marreiro da existencia de um sr. que se chamava biloto até onde sei ele era marreiro a hitoria era que ele era muito mulherengo e qual é o marreiro que não é? um forte abraço e que deus os abençoe
    fc.mendonsa@hotmail.com

  • #4

    francisco silva mendonça (Thursday, 18 June 2009 09:28)

    cinto-me feliz e honrrado por pertencer a esta familia marreiro, minha avó era fracisca leandro marreiro espôsa de manoel leandro de mendonça, até aonde sei minha avó era prima legitima do saudoso raimundo marreiro queria saber de tonico marreiro da existencia de um sr. que se chamava biloto até onde sei ele era marreiro a hitoria era que ele era muito mulherengo e qual é o marreiro que não é? um forte abraço e que deus os abençoe

  • #3

    francisco silva mendonça (Wednesday, 20 May 2009 09:38)

    cinto-me feliz e honrrado por pertencer a esta familia marreiro, minha avó era fracisca leandro marreiro espôsa de manoel leandro de mendonça, até aonde sei minha avó era prima legitima do saudoso raimundo marreiro queria saber de tonico marreiro da existencia de um sr. que se chamava biloto até onde sei ele era marreiro a hitoria era que ele era muito mulherengo e qual é o marreiro que não é? um forte abraço e que deus os abençoe

  • #2

    Danilo (Tuesday, 14 April 2009 18:42)

    eu sou um Marreiro tbm
    deve ser da msm familia pq nao e comun
    meu pai e do interior de Cacimba Nova
    todo ano, na semana santa nos reunimos lá


    mi add aew
    q falaremos + sobre essa enorme familia,
    daniloprom@hotmail.com

  • #1

    JÚLIO CÉZAR MARQUES FERREIRA LIMA -ALEMÃO (Thursday, 13 November 2008 07:58)

    VENHO ATRAVÉS DESTE PARABENISA-LO PELA FELIZ INICIATIVA DE RESGATAR A HISTÓRIA DE GRANDES VULTOS DA HISTÓRIA CANINDEENSE A EXEMPLO DO NOSSO SAUDOSO RAIMUNDO MARREIRO, FICO FELIZ QUANDO ENCONTRO UM FILHO DA NOSSA TERRA QUE SE INTERESSA PELA PRESERVAÇÃO DA NOSSA CULTURA, SOU UM COLECIONADOR DE FOTOGRAFIAS ANTIGAS E DOCUMENTOS QUE RETRATAM A NOSSA HISTÓRIA, NOSSO PROJETO É VOLUNTÁRIO DENOMINADO UM MERGULHO NO PASSADO VIAJANDO PELO TEMPO - MEMÓRIAS DE CANINDÉ.