Projetos Diversos

Servo para câmera de vídeo

O servo é um elemento semelhante a uma caixa de redução, composto basicamente por um motor CC e um conjunto de engrenagens.

No caso do servo, este não gira totalmente, pois possui um potenciômetro de posição que não permite que seu eixo dê voltas completas, como em uma caixa de redução. Assim, quando enviamos um sinal para sua entrada, o motor gira a alavanca e o cursor do potenciômetro até que o sinal gerado seja igual ao de entrada. Uma vez igualados esses sinais, o servo manterá a alavanca nesta posição até que o sinal de entrada seja modificado e faça com que a alavanca busque uma nova posição de equilíbrio.

 

Este projeto foi "garimpado" na internet e seu autor é desconhecido. Enviado pelo Sr. Rivaldo Belisário que contribui para divulgação de idéias interessantes como esta. Quem se sentir lesado sobre direitos autorais nos envie um email que divulgaremos o autor e faremos referência do projeto em nosso site.

Transmissor Telefônico - Versão 2.3

Transmissor Telefônico FM
Transmissor Telefônico FM

 

   Este é um velho projeto que costuma ser de grande utilidade principalmente para os idiotas que gravam conversas telefônicas, como o imbecil do W (vulgo estrumão).

 

Felizmente este tipo de pessoa miúda e rasteira nunca conseguiu nada com suas artimanhas. Pelo contrário, vem se complicando a cada dia pois ignora que este tipo de procedimento é ILEGAL. Seu capacho o thu thu, (também conhecido como estruminho) devia ter alertado o "companheiro" e orientado ao caminho do bem e da retidão....srsrsrsrsrsrsrsr.    

 

O projeto aqui descrito serve apenas como exemplo didático e ilustrativo. O uso indevido é de responsabilidade de seu usuário. Gravador no bolso (para os idiotas que não sabem) também não é visto com bons olhos pela justiça. Caracteriza, isto sim, uma conduta de quem não é bem intencionado.

 

Voltemos ao projeto.

 

É um circuito bastante antigo e conhecido. Não utiliza qualquer tipo de alimentação e pode ser montado em uma placa de impresso bem pequena. Assim que o telefône é retirado do gancho o circuito começa a transmitir. A qualidade de som é bastante alta e não há maiores problemas para montar o projeto.

 

Podemos usar transistores do tipo 2n2222 que oscilam em alta frequencia e são bem baratos.

 

L1 e L2 são construidas com fio 22 e 1/8" diâmetro. L1 tem seis voltas de fio e L2 oito. Não precisam ser exatas. Relaxe e monte sem maiores preocupações.

 

L3 tem seis voltas de fio 22, largura de 3/8" (9mm). Após a primeira volta solde um fio qualquer que leve à trilha do capacitor C7.

 

Para testar, ligue o circuito na linha telefônica, retire o fone do gancho e procure o sinal no dial do seu rádio FM. Se desejar deslocar a frequência para outro local ajuste no trimmer. Ô besteira eu ficar dizendo isto aqui. Todo mundo sabe que é assim, mas alguns iniciantes não.

 

Boa sorte e comente depois via email qual o resultado.

 

 

Controlador Universal LPT

Multiplas utilidades
Multiplas utilidades

Usando o celular como base para seus projetos

 

 

  Este circuito serve de base para a construção de diversos projetos. O circuito integrado 8870 é um decodificador de tom DTMF que faz todo o trabalho. Plugado a saída de um celular comum e barato podemos criar diversos projetos. Quando pressionamos algum número no teclado do celular geramos um tom DTMF. Este tom é o resultado da combinação de duas frequências resultantes.

 

  Por exemplo: o tom gerado pela tecla 9 do aparelho é a combinação do sinal de 1447Hz e 852Hz, conforme a tabela abaixo. 

 

    O projeto é bem simples e o proximo passo é implementar um circuito que gere uma senha de acesso ao acionamento de cada relé, ou ao sistema todo.

 

Podemos acionar com segurança a porta da garagem e diversas outras aplicações.

  

  Este é um circuito que pode ser usado para controle remoto a distância usando o telefone. A idéia principal aqui é a expansão do número de portas que podem ser controladas na saída do KT3170. O que obviamente podemos substituir pelo MT8870 sem maiores problemas.